Coreia do Norte – Mitos e Verdades (Parte 1)

Instagram
Compartilhar no Whatsapp


Por ser o país mais fechado do mundo, a Coreia do Norte (ou República Popular Democrática da Coreia, como preferem ser chamados) acumula uma série de lendas e mistérios, curiosidades e peculiaridades, mitos e verdades. É muito difícil distinguir o que é verdade e o que não é entre as muitas informações que chegam até nós. Justamente por isso, para conseguir algumas respostas, resolvi visitar a Coreia do Norte. O resultado é essa série de dez artigos sobre o país, sua cultura, seus costumes, o regime e, claro, dicas de como viajar para lá.


Mitos e Verdades (Parte 1)

O primeiro mito já veio ao chão logo na ida. Dentro do trem, estavam muitos norte-coreanos voltando de uma viagem à China. Logo, sim, os norte-coreanos podem viajar para fora do país, porém nem todos – e os critérios para essa permissão não são os mais justos.

Sim, os norte-coreanos adoram carne de cachorro. Eles tomam sopa de cachorro no verão, pois, dizem, faz bem para o estômago. Tudo é aproveitado, coração, fígado e todo o resto. Eu mostrei um vídeo do meu cachorro, um shih tzu pequenininho, e a guia disse: “deste eu não gosto, tem pouca carne”. Fiquei em choque, mas faz parte.

Dizem que os homens só podem escolher entre 18 tipos de corte de cabelo e, se quiserem algum corte personalizado ou fora do previsto, poderão levar severas punições. Mas, isso é lenda. Enquanto estive lá, notei que os homens, para começar, sequer têm qualquer preocupação com a estética, então estão pouco preocupados com o corte de cabelo. Não existe nenhuma padronização e, até onde fiquei sabendo, esses tais 18 tipos são meras sugestões nos salões de cabeleireiro.

As ruas no interior do país e as estradas, realmente, são muito vazias. Muito raramente passa um carro. Já a capital, Pyongyang, tem um trânsito considerável, mas longe de ser o trânsito esperado para uma cidade de três milhões de habitantes. Em muitos momentos, largas avenidas ficam vazias, embora também seja comum ter filas de carros e, pasmem, até acidentes (eu mesmo presenciei dois nesta viagem).

A guia jurou que não existem pedintes ou mendigos na cidade, mas eu vi uma mulher na entrada do metrô, sentada no chão, com um saquinho e uma plaquinha (não consegui identificar o que estava escrito). Comentei com a guia e ela falou que, possivelmente, era uma pessoa com problemas mentais. Também presenciei três ou quatro pessoas, no meio da plantação de arroz seca por conta do forte inverno, que pareciam tentar pegar algo para comer. Não posso garantir, mas é o que parecia. Tentei tirar fotos, mas não deu tempo, foi muito rápido.

Quer saber mais sobre os mitos e verdades da Coreia do Norte? Então, confira estes artigos que escrevi e que detalham diversos aspectos da vida dos norte-coreanos, com muitas fotos e vídeos, todos gravados por mim durante minha viagem.

O país mais fechado do mundo (Parte 2)

Quais são as regras para se visitar a Coreia do Norte? O que acontece se eu não respeitar alguma destas regras? Por que alguém iria querer visitar este país tão fechado? É realmente perigoso visitar a Coreia do Norte? Conheça estas e muitas outras informações imprescindíveis para quem deseja conhecer este país e sua incrível e peculiar cultura.

LEIA AGORA

 

Os Grandes Líderes (Parte 3)

Quem são os Grandes Líderes? Por que eles são idolatrados? Eles são tidos realmente como divindades? Os norte-coreanos são obrigados a adorá-los? E quem visita o país, também precisa prestar reverência a eles? Por que eles são tão importantes? Conheça a História de Kim Il-sung, Kim Jong-il e Kim Jong-un, respectivamente Pai, Filho e Neto, que compõem a nova dinastia da Coreia do Norte.

LEIA AGORA

 

A Ideia Juche (Parte 4)

O que significa “Juche”? Quem criou esta filosofia? Qual importância ela tem para o país? Ela tem alguma relevância no restante do mundo? Ela ainda vigora no país? Qual impacto ela teve na mudança da estrutura social do país? Qual relação tem esta filosofia com a educação e os professores? Como ela lida com religiões? Compreenda como esta filosofia criada na Coreia do Norte afetou diretamente a vida dos norte-coreanos.

LEIA AGORA

 

Uma só Coreia (Parte 5)

Por que a Coreia foi dividida entre Norte e Sul? Por que o Sul prosperou tanto e hoje figura entre os melhores países do mundo para se viver e o Norte ficou tão atrasado? O que é a DMZ (Zona Desmilitarizada)? Os norte-coreanos querem se reunificar com o Sul? Quais as regras que foram impostas pelo Grande Líder Kim Il-sung para uma eventual reunificação? Confira neste artigo todas estas respostas!

LEIA AGORA

 

O Regime (Parte 6)

A Coreia do Norte é realmente socialista? Por que as pessoas usam aquele broche com as fotos dos Grandes Líderes? Quem pode usar estes broches? Como funciona o regime que controla a vida das pessoas que vivem na Coreia do Norte? As respostas para estas perguntas e muitas outras você encontrará neste artigo em que abordo o regime que impera no país com mão de ferro.

LEIA AGORA

 

Vida e Costumes (Parte 7)

Como é a vida de um cidadão comum na Coreia do Norte? Como ele se alimenta? É verdade que eles recebem uma ração por mês? Eles tiram férias? Quantas horas por semana eles trabalham? Eles podem ser demitidos? Como é o casamento norte-coreano? Eles tem algum tipo de lazer? Praticam esportes? Vão a bares no Happy-hour? Qual o principal meio de transporte que eles utilizam? Quem pode ter um carro? Confira estas respostas e muitas outras informações sobre a vida e os costumes dos norte-coreanos neste artigo

LEIA AGORA

 

Igualdade (Parte 8)

É verdade que todos na Coreia do Norte são exatamente iguais economicamente? Como é a vida de quem mora na capital, Pyongyang, e a vida de quem mora no interior? Tem elite na Coreia do Norte? É verdade que Pyongyang é uma cidade de mentira que tem até um hotel gigante oco? O que é o Songbun e como ele afeta a vida das pessoas? Os norte-coreanos podem se mudar de cidade? Podem viajar para dentro ou fora do país? Todas estas respostas e muito mais você encontra neste artigo.

LEIA AGORA

 

A Bolha (Parte 9)

É verdade que eles não tem acesso à internet? Quantos canais de TV eles podem assistir? É verdade que o governo manipula as informações que chegam aos norte-coreanos? Por qual razão o governo quer controlar tanto a vida dos norte-coreanos? Existem gays na Coreia do Norte? Eles têm acesso à livros de outros países? E música e filmes de outros países, eles podem ouvir e assistir? Saiba mais sobre a bolha em que os norte-coreanos vivem neste artigo.

LEIA AGORA

 

Como ir para a Coreia do Norte (Parte 10)

É muito burocrático ir para a Coreia do Norte? Que tipo de documentação eu vou precisar? O que fazer lá? Vou poder andar sozinho ou um guia vai estar comigo o tempo todo? Eu posso ir por conta própria? Como faz para chegar lá? Qual a melhor época do ano para ir visitar a Coreia do Norte? Quanto custa visitar este país? Todas as dicas e informações para você viajar para a Coreia do Norte você encontrará neste artigo!

LEIA AGORA

 


Instagram


Instagram