Quer ter paz? Vai lá e faz!

Instagram
Compartilhar no Whatsapp


Não adianta reclamar meu caro. Na esmagadora maioria das vezes ela vai estar certa.

Elas amadureceram muito antes de nós, elas já pensavam em como seria a sua casa enquanto você estava na rua soltando pipa. Elas já tinham a responsabilidade e a missão de cuidar do lar, da família, enquanto você só pensava em colocar mais som no seu carro.

Uma mulher de 20 é mais madura do que um homem de 30, e é justamente por isto que você, quando o assunto for afazeres de casa, nem deve discutir. Apenas faça.

O bom mesmo seria se os homens tivessem a mesma noção que as mulheres tem do que precisa ser feito. Acredite, as mulheres adorariam não precisar cobrar e lembrar toda hora do que precisa ser feito em casa. Mas não, os homens não tem esta noção, e as mulheres precisam escolher entre ficar lembrando a todo instante ou apenas fazer logo para ter um pouco de paz. Nada justo.

Aliás, tem muito homem que usa justamente desta artimanha para não fazer nada. Se fingem de morto. Fazem de conta que não sabem lavar uma louça. Lavam tudo errado. E quando a mulher reclama – com razão – ele diz: “Ah, não sei fazer isto não. Faz aí do seu jeito então.” Malandro né? Ou então simplesmente “esquece” sempre de fazer algo que deveria ser rotina. E ela, cansada de lembra-lo, resolve simplesmente fazer logo para tirar da frente.

Mas o duro mesmo é que quando o sujeito finalmente entende o que precisa ser feito mas não acerta nunca na frequência.

O homem até sabe que precisa lavar a louça, mas para ele, uma vez por semana tá de bom tamanho. Lavar o banheiro então? Só quando começar a formar crosta. Por isto, não confie no seu bom senso meu caro, pois, para este assunto, você não o tem. Se ela acha que está no tempo de fazer algo em casa, é porque está mesmo.

Você trabalha? Ela também. Você chega em casa cansado? Ela também. Você quer jogar futebol de quarta a noite? Ela adoraria encontrar com as amigas também. Não é porque sua mãe cuidou de tudo para você enquanto você foi moleque que sua parceira deve cuidar de tudo para você hoje também. Nem ela é sua mãe, nem você é mais moleque.

Talvez você tenha se acostumado a jogar a roupa suja no chão do banheiro e em poucos dias ela milagrosamente aparecer limpa, dobrada e passada na gaveta pronta para ser usada novamente. Pois é, tá na hora de saber que não tem milagre. O que tem é alguém pegando a roupa, esfregando, lavando, estendendo, recolhendo, passando, dobrando e guardando por você. E ninguém tem obrigação de fazer isto.

Tá na dúvida se isto é injustiça? Tente inverter os papeis e se imagine fazendo isto diariamente por alguém. Acha que não custa nada? Então faça isto por um mês para ver se não custa mesmo.

Quando o assunto é casa a responsabilidade é dos dois. Ninguém tem obrigação de fazer pelo outro, e aquele que o faz tem todo o direito de pegar no pé, cobrar e infernizar o outro.

Quer ter paz? Vai lá e faz.

PS: Mulheres, o homem não “ajuda” em casa. Dizer que “ele até ajuda em casa” é como se ele fosse a visita que lavou a louça. Não. Ele tem obrigação de dividir a tarefa com você. Não aceite nada menos do que isto.

Instagram


Instagram