Não tenha um plano B

Compartilhar no Whatsapp


Em 1519 quando Hernán Cortés, conquistador espanhol, saiu da recém conquistada Cuba rumo ao México com cerca de 600 homens em suas embarcações com o objetivo de tomar toda a região, ele não tinha um plano B, aliás, ele rejeitava tanto a possibilidade de ter um plano B que ele ordenou que todas as embarcações fossem queimadas para simplesmente não terem a opção de abandonar a missão. A única opção que tinham era ir para o combate, lutar e vencer.

Alexandre O Grande se utilizou da mesma estratégia, Sun Tzu também faz referência a esta estratégia de queimar os barcos no seu clássico “A Arte da Guerra”, e também dizem que os Vikings tinham o mesmo hábito de queimar os barcos quando chegavam em uma cidade a ser tomada.

Não ter um plano B irá te oferecer algumas vantagens competitivas excepcionais:

1 – Você é forçado a seguir em frente com o seu plano, pois ele é tudo o que te resta. Não tem meio termo, não tem paliativo, não tem “em cima do muro”. É ganhar ou perder. Tudo ou nada. Vitória ou derrota.

2 – Você fica mais focado, uma vez que toda sua energia, criatividade e estratégia será dedicada apenas a um plano, sem distrações que poderiam consumir seu precioso tempo.

3 – Você se dedica mais pois sabe que seu empenho é essencial para que você atinja seu objetivo. Sem moleza! É vencer ou vencer.

4 – Você fica mais motivado a fazer acontecer. Chega de procrastinar, chega de “uma hora vou fazer”. Você vai tirar do papel e colocar em ação pois não tem outra alternativa a não ser seguir em frente com seu único plano.

5 – Você ganha o respeito, a admiração e até mesmo ajuda de outras pessoas ao seu redor, que irão ver sua coragem, sua determinação e serão inspiradas pela seu desejo de vencer e se tornarão importantes aliados.

Não ter um plano B é ter a certeza de que você não pode recuar, não pode perder, não pode desistir. É acreditar no seu potencial, é confiar em si mesmo como você nunca confiou. É se achar mesmo! É só olhar para frente. É lutar até conquistar.

Seja lá qual forem seus objetivos e quais os planos que você tenha, queime os barcos! Queime todos os planos B, C, D. Queime as opções paliativas. Queime todas as alternativas ou situações hipotéticas. Fique apenas com um plano, elabore-o com calma, gaste energia nele, foque nele e apenas nele, e quando estiver preparado, coloque-o em prática.

Só botando fogo no plano B que o plano A irá se tornar prioridade em sua vida, e isto fará toda a diferença para que você atinja seus objetivos com maior brevidade.

Em suma, queima tudo e vá à luta!







Veja primeiro minhas postagens. Clique no botão: