A melhor máquina fotográfica do mundo

Compartilhar no Whatsapp


O que define uma boa foto? A qualidade da imagem? A forma como os elementos estão simetricamente distribuídos dentro do frame? Uma imagem natural representada da forma mais realista possível? A emoção que ela transmite? O que é uma boa foto para você?

Para mim, a melhor foto é aquela que tem uma imagem de 360 graus onde é possível sentir a temperatura, o ar, o cheiro, o som, o medo ou a euforia de estar naquele lugar, naquele momento, com aquelas pessoas. A melhor foto é aquela que não se apaga com o tempo, que não se perde em nenhuma mídia, que não necessita de backup, que não embolora e nem desgasta.

A foto deste post não foi tirada com a melhor máquina fotográfica do mundo. Ela foi tirada com um celular no exato momento em que eu registrava a minha foto com a melhor máquina fotográfica do mundo.

Eu costumo tirar fotos com meu celular, no entanto, sempre que estou em um lugar incrível eu guardo o meu celular e então gasto um tempo tirando uma foto com a melhor máquina fotográfica do mundo: a mente!

Enquanto estou tirando uma foto e registrando este momento com a melhor máquina fotográfica do mundo, ao meu lado, e não raramente, vejo pessoas que não largam suas máquinas fotográficas super equipadas e modernas, ou mesmo com seus celulares, e passam o tempo todo vendo aquela paisagem incrível por uma tela de 16:9, mais preocupadas em registrarem aquele momento para os outros do que para elas mesmas. Ou em um restaurante, gastando tanto tempo registrando o prato que quando vão saboreá-lo já está frio.

Nenhuma máquina fotográfica no mundo irá registrar uma cena com todos os nossos sentidos. Você pode ter no máximo o visual e o áudio, e mesmo assim, infinitamente limitados em relação a cena real. Mas a mente não, a mente registra tudo que o nosso corpo consegue captar daquela cena pelos nossos sentidos, utilizando a visão, o olfato, a audição, o tato e o paladar e une tudo isto em um único registro, em uma única fotografia.

Com a melhor máquina fotográfica do mundo você vê em 360 graus, em uma definição que nem se compara a uma 4K ou FULLHD, você ouve com qualidade superior a qualquer Dolby Digital, você sente a temperatura, o vento, o frescor da brisa, você sente o cheiro e, em algumas situações, ainda prova e guarda o sabor que nenhuma foto poderia registrar.

A nossa mente registra tudo de maneira tão incrível que se algum dia você ouvir um determinado som, uma música, ou sentir um cheiro ou se provar algo com um sabor que te remeta àquele lugar, toda a cena, completa, virá novamente à sua mente, sendo resgatada e trazendo inclusive as mesmas sensações que você viveu naquele momento.

A melhor máquina fotográfica do mundo não registra só os nossos sentidos, mas registra também nossas emoções.

Quando você estiver em algum lugar incrível, com pessoas incríveis, provando algo incrível, guarde seu celular, guarde sua máquina fotográfica e saque a melhor máquina fotográfica do mundo e curta cada minuto, registre cada um dos seus sentidos, memorize cada uma de suas sensações neste momento.

Gaste um tempo observando, admirando, saboreando cada pedaço daquele lugar, e te garanto que você terá registrado a melhor foto do mundo, aquela que é só sua, aquela que você não consegue mostrar para ninguém, aquela que sequer você consegue explicar para alguém. E quando você pegar nas mãos uma foto normal daquele lugar incrível você irá dizer: “não dá prá explicar este lugar, só estando lá mesmo para saber”.

Viva as experiências que a vida te oferece, vença seus medos e suba nos lugares mais altos, chegue nos lugares mais difíceis, e a recompensa será uma foto, com a melhor máquina fotográfica do mundo, que ficará registrada para sempre, só para você.

Aqui vão algumas fotos tiradas no momento em que eu registrava as minhas fotos com a melhor máquina fotográfica do mundo.







Veja primeiro minhas postagens. Clique no botão: